Vistoria de Imóvel: O que devo fazer?
Vistoria realizada no Residencial Serapião Antônio de Góis, em Itabaiana/SE.
Certamente vocês vão concordar comigo que a compra de um imóvel é uma das melhores sensações. Afinal, adquiri-lo, em muitos casos, representa o sucesso de um projeto de vida, o alcance de uma meta que levou anos para se concretizar. E tenha certeza de que essa satisfação é ainda maior quando o imóvel é novo.
Apesar de ser um momento de muita alegria, receber seu imóvel é também, um momento que requer atenção, por mais que surja uma emoção especial na hora da entrega, não podemos perder o foco em relação a alguns cuidados fundamentais. Assim evitamos problemas futuros... Entre os cuidados destaco a etapa da vistoria do imóvel, que requer olho clínico para observar diversos detalhes.
Por isso confira nosso post e conheça alguns detalhes que são imprescindíveis e vão subsidiar na hora da vistoria.
Na vistoria, o comprador confere todos os itens listados no memorial descritivo do imóvel, para se certificar de que tudo está de acordo com o que foi prometido pelo vendedor. Também é a hora de verificar se os aspectos construtivos estão em ordem e se não há defeitos aparentes na construção.
É, portanto, o melhor momento para apontar qualquer situação fora do que foi previamente especificado, essa é a oportunidade ideal para apresentar qualquer reclamação ao construtor.
Assim, você pode obter dele o compromisso de que os reparos necessários serão efetuados em um tempo determinado, de acordo com as especificações informadas na hora da venda.
A vistoria não exige grandes conhecimentos ou preparos preliminares. Na verdade, basta que você faça uma lista de tudo o que está especificado no memorial descritivo para, em seguida, fazer a checagem, item a item, com bastante atenção.
Uma boa dica é elaborar uma lista com os itens a serem observados, para posteriormente, caso necessário, apresentar ao construtor.
De um modo geral, seu objetivo é se certificar de que os materiais estão em conformidade com o memorial descritivo, de que as instalações estão funcionando perfeitamente e de que não há nenhum defeito na construção. Para você ter uma ideia mais detalhada, anote aí alguns dos elementos que devem ser vistoriados e o que exatamente observar:
1. Portas e janelas - Confira se estão abrindo e fechando livremente, sem ruídos estranhos ou excessivos, o que pode indicar algum tipo de empeno.
2. Nos pisos secos - Observe se não há empeno, manchas ou riscos profundos na madeira, bem como se a calafetação está bem-feita. Verifique também se as cerâmicas ou pedras dos pisos molhados não apresentam defeitos ou manchas e se os rejuntes estão cobrindo todas as frestas.
3. Paredes e tetos - Olhe com atenção todas as paredes e os tetos, a fim de detectar defeitos no reboco, na pintura ou em qualquer outro tipo de acabamento indicado no memorial. Se o acabamento do teto for em gesso, verifique se a instalação foi bem-feita e se não há ondulações ou trincas. Nas paredes frias, observe a qualidade dos materiais, conferindo se não existem defeitos ou manchas e se o rejunte está ok.
4. Instalações elétricas - É preciso conferir cada um dos pontos de força existentes no interior do imóvel, assim como o funcionamento dos interruptores e das chaves do quadro de força.
5. Instalações hidráulicas - Verifique o funcionamento de torneiras e descargas, atentando-se para a ocorrência de vazamentos.
6. Alinhamento das paredes - Parede torta é fonte certa de problemas! Quando você começa a viver no imóvel, então, tudo piora. As portas não fecham direito e os móveis não encaixam. Para saber se há problemas do tipo, verifique se o piso e o forro estão alinhados ou foram recortados na colocação.
Uma vez observado todos os itens, você deve saber que o termo de vistoria é o documento que você assina no final das inspeções — o que só deve ser feito se você concordar com tudo o que observou.
É importante comparar os resultados da sua vistoria com tudo o que foi prometido na planta e relatar toda divergência. É bom frisar que reclamações feitas após a assinatura desse termo podem ser contestadas pela construtora. Mais um motivo para fazer a vistoria com o máximo de cuidado!
Agora que você está "expert" em vistoria, aproveite e compartilhe nosso conteúdo para que mais pessoas se tornem especialistas também.
Vistoria realizada no Residencial Serapião Antônio de Góis, em Itabaiana/SE.
Equipe da Jfilhos escalada para a vistoria do Residencial Serapião Antônio de Góis, em Itabaiana/SE.