Vendas via WhatsApp

Financiar sua casa? Saiba qual a documentação necessária.

COMPARTILHAR

checklist-14-documentos-para-admissao-de-um-funcionario-1.png

Se você sonha em possuir uma casa própria e não sabe como financiar o imóvel, saiba que esse continua sendo, ainda, um dos assuntos mais pesquisados pelos potenciais compradores. As pessoas têm interesse, mas uma grande parcela não sabe por onde começar. 

E para quem tem interesse no assunto, listamos abaixo a algumas observações que você precisa seguir. Confira!

Há alguns documentos que serão importantes em qualquer tipo de financiamento, como:

  • documento de identidade (RG);
  • CPF;
  •  certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de residência;
  • holerite mais recente;
  • carteira profissional;
  • imposto de renda;
  • extrato bancário.

Eles mostram para os financiadores a sua renda e a sua capacidade de arcar com um financiamento imobiliário. Além disso, ajudam a conferir sua identidade, a fim de evitar potenciais riscos.

Você também precisa ficar atento em relação à validade de determinados documentos. Há alguns que não vencem nunca, como o CPF e a carteira profissional. Desde que eles estejam em boas condições de conservação, podem ser usados, mesmo que muito antigos. Por outro lado, há aqueles que precisam estar atualizados para ser aceitos pelas instituições. Os principais casos são os comprovantes de endereço e de renda. Geralmente, as empresas pedem que eles tenham sido emitidos há, no máximo, três meses.

Além disso, para evitar idas desnecessárias ao banco, é preciso se certificar de que o documento emitido tenha todas as características necessárias de validação, como a chave de identificação para o imposto de renda.

Em relação aos tipos de documentação exigida, não há um padrão. Além do que citamos acima, poderão ser requisitados outros. Vamos dar alguns exemplos, a seguir!

Minha Casa Minha Vida - O Minha Casa Minha Vida é um programa voltado principalmente para as famílias. A menos que você seja solteiro e more sozinho, será preciso apresentar a documentação de todo o núcleo familiar. Afinal, as faixas de renda são calculadas com a “renda familiar bruta”. Mas o que é isso?

Ela nada mais é que a soma da renda individual bruta dos membros da família que vai morar no apartamento. Quando usamos o termo “bruta”, estamos nos referindo àquela antes do desconto do INSS e demais tributos.

Financiamentos do FGTS - Nesse caso, será preciso apresentar um extrato detalhado do FGTS para que a instituição verifique se você está apto para o programa. Com as novas mudanças de regras de saque, você deve ficar de olho no seu saldo para não ter surpresas na hora de apresentar uma proposta aos bancos.

Qual é a importância de ter uma documentação atualizada? Um dos principais problemas na hora de iniciar o processo de aquisição de uma casa própria é uma documentação insuficiente ou inválida. Com isso, a instituição bancária não pode liberar e, por vezes, sequer avaliar a sua proposta. Então, essa é uma etapa que demanda bastante cuidado. Ela é imprescindível na hora de financiar a sua casa própria, pois evita que você tenha de realizar várias idas aos bancos até conseguir juntar toda a documentação válida necessária.

Este site usa cookies para fornecer a melhor experiência de navegação para você. Para saber mais, basta visitar nossa Política de Privacidade.
Aceitar cookies Rejeitar cookies